domingo, 30 de julho de 2017

Pesquisa em EQM

Como vários de vocês já sabem, estou fazendo doutorado sobre experiências de quase morte (aliás, em breve teremos mais informações sobre o assunto por aqui). EQMs são experiências muito intensas que acontecem a alguns pacientes em morte clínica ou muito próximos disso. Quando reanimadas, essas pessoas relatam experiências inusitadas como viajar através de um túnel em direção a uma luz, encontrar entes queridos já falecidos, visitar outros planos, ou observar de cima tudo aquilo que se passava no local onde estava o corpo (como uma cena de acidente, UTI, sala de cirurgia...).

Os relatos são impressionantes, alteram o dia a dia e o estilo de vida das pessoas que passam por isso e, muitas vezes, também de quem convive com elas, além de despertar o interesse de profissionais de saúde e a curiosidade de muitos. Apesar das complicações que uma EQM pode trazer (indo desde um senso de realidade alterada ou conflitos familiares até depressões graves de longa duração), é possível retomar a "vida normal" quando o paciente tem os apoios necessários para isso.

O assunto é amplo, pouco falado (inclusive entre colegas da área da saúde) e bastante polêmico. Como tenho recebido muitas perguntas e contatos de pessoas interessadas no tema, resolvi criar uma página no Facebook sobre EQM, para divulgar informações confiáveis do ponto de vista científico. A página é voltada para todos os interessados: quem teve EQM, familiares e amigos de quem teve, profissionais de saúde, educação e assistência social e, claro, os curiosos! Você pode conhecer e curtir a página neste link. 

Por hoje é isso... logo teremos mais material sobre o assunto. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário